sábado, 18 de setembro de 2010

Raquel a esposa amada



Raquel, A esposa amada





Raquel, cujo nome significa "ovelha"; estava cuidando do rebanho de seu pai em Harã, quando encontrou um visitante inesperado, seu primo Jacó, que estava procurando a sua familia. Depois do que parece tersido "amor à primeira vista" (Gn 29.11,12), Jacó prometeu a Labão, pai de Raquel, que trabalharia sete anos para ganhar o direito de casar-se com a bela pastora (Gn 29.20). A cerimônia de casamento ocorreu de acordo com as tradições locais, em que o homem participava da festa, enquanto a noiva era mantida longe da vista até que o esposo entrasse na tenda escura.

Somente quando era tarde demais Jacó percebeu que Labão o havia enganado. Tinha na verdade, se cadado com Lia, a filha mais velha de Labão, a quem não amava. Raquel devia está angustiada. Sete anos de expectativas foram jogados fora por seu ardiloso pai. A rivalidade e o ciúme entre Lia e Raquel ou talvez o desejo de vingança contra seu pai por essa decepção devem ter desgostado a familia.

Além disso, Raquel era estéril. (Gn 39.31), aumentando mais ainda seu ciume de Lia (Gn 29.31). Ela culpou o marido e permitiu que sua serva gerasse filhos por ela. Finalmente engravidou e deu à luz José, que se tornou o favorito de Jacó (Gn 30.22-24). No devido tempo, Jacó decidiu voltar à sua terra natal. Depois de sua partida, Labão descobriu que seus ídolos do lar haviam sumido. Sem Jacó saber, Raquel havia escondido os deuses nas sacolas de bagagem carregadas pelos camelos, sentando-se sobre elas. Quando Labão teve permissão de fazer uma busca no meio dos pertences dela, Rquel fingiu está fraca por causa do seu período menstrual e não desmontou do camelo. Mais tarde, a mulher menstruada foi descrita na lei como imunda (Lv 15). Estas pequenas imagens costumeiramente mantidas nas casas, eram evidencias indispensáveis para a reinvindicação da herança familiar, mas alguns acreditam que Raquel era secretamente adepta de uma crença pagã supersticiosa. Se isso é verdade, ela deveria crer que aquelas imagens lhes dariam proteção na viagem e prosperidade na nova casa.

Raquel seguiu seu marido para sua terra natal, mas, algum tempo depois, mudaram-se novamente, e ela engravidou pela segunda vez. A viagem por ter terreno montanhoso seria dificil em qualquer circunstancia. Ao aproximar-se de Efrata (Belém), Rquel entrou em trabalho de parto e morreu durante o nascimento de Benjamim. Foi enterrada em Belém (Gn 35.19). Raquel, grandemente amada por seu marido, deu ao mundo dois filhos que se destacaram. Apesar de suas falhas, é tida como uma honrada familia de Javé.
Aldenora O. de Carvalho
Fonte: A Bíblia da Mulher

domingo, 12 de setembro de 2010



DEZ MANDAMENTOS PARA O PAI






1. Lembre-se de que o lar foi formado por Deus no principio
da raça humana, para que nele o homem encontre toda a soma de felicidade na terra.

2.Lembra-te de que o primeiro ataque de Satanás foi contra o lar, e que ele, através dos séculos, tem feito todo o esforço para destrui-lo.
3. Não se esqueça de que Deus te colocou como cabeça do lar. Cumpre com firmeza os teus deveres de chefe de casa.
4. Coloca o lar em primeiro lugar na lista das tuas prioridades. Ele deve ser mais importante do que qualquer outra coisa na vida.
5. Cumpre a tua responsabilidade de providenciar o suprimento material, moral e espiritual para o teu lar.
6. Sê pródigo em dispensar à tua esposa e a teus filhos o amor que eles precisam, tanto por palavras como por obras.
7. Considere sempre os filhos como pedras preciosas que precisam ser lapidadas constantemente, a fim de que se tornem o adorno do qual te possas orgulhar sempre.
8. Procura viver de tal maneira que os teus filhos possam seguir os teus passos, tranquilos e confiantes.
9. Mantém sempre aberta a linha da comunicação do lar, através da qual desentendimentos e problemas - que por ventura surjam - possam ser resolvidos alegremente.
10. Lembra-te de que a tarefa que Deus te deu é pesada demais para te desincumbires dela sozinho. Por isso, busca orientação divina através da oração e da leitura da Palavra de Deus, a qual não somente é o "mapa" que nos mostra como chegar aos céus, mas também a "bússola" que nos ensina como nos conduzir na terra!
Walter Kaschel