sábado, 11 de setembro de 2010

Marcio José Antunes
Apresentador do programa "Toca Tudo" de 2ª a 6ª das 15:00 às 17:00
da Radio Excelência da A. D. de Blumenau e dirigente de uma congregação
"Um homem a serviço do reino de Deus"
O Senhor Deus de Israel te abençoe sempre meu amigo!!!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

O TEMOR DO SENHOR

Dt 6. 2-2 “Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o Senhor, vosso Deus, para se vos ensinar, para que os fizésseis na terra a que posais possuir; para que temas ao Senhor, teu Deus, e guardes todos os teus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua via; e que teus dias sejam prolongados.”

Um mandamento freqüente ao povo de Deus do AT é “temer a Deus” ou “temer ao Senhor”. É importante que saibamos o que esse mandamento significa para os crentes em Jesus. Somente à medida que verdadeiramente temermos ao Senhor é que seremos libertos da escravidão de todas as formas de temores anormais e satânicos.

O SIGNIFICADO DO TEMOR DE DEUS. O mandamento geral de “temer ao Senhor” inclui uma variedade de aspectos do relacionamento entre o crente e Deus. Vejamos alguns destes aspectos:
1. É fundamental, no temer a Deus, reconhecer a sua santidade, justiça e retidão como complemento do seu amor e misericórdia, conhecê-lo e compreender plenamente quem Ele é. Pv 2.5 diz: “Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus”. Esse temor baseia-se no reconhecimento que Deus é um Deus santo, cuja natureza inerente o leva a condenar o pecado.
2. Temer ao Senhor é considerá-lo com santo temor e reverência e honrá-lo como Deus, por causa da sua excelsa glória, santidade, majestade e poder. Em Fl 2. 12, Paulo diz aos crentes em Filipos: “De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor.” Na salvação efetuada por Cristo, Paulo vê lugar para “temor e tremor” da nossa parte. Todo o filho de Deus deve possuir um santo temor que o faça tremer diante da Palavra de Deus e o leve a desviar-se de todo o mal. O sábio Salomão, em Pv 3.7, nos diz: “Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.” Pv 8.13:”O temor do Senhor é aborrecer o mal: a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa, aborreço.” O temor do Senhor não é de conformidade com a definição freqüentemente usada, a mera “confiança reverente” , mas inclui o santo temor do poder de Deus, da sua santidade e da sua justa retribuição, e um pavor de pecar contra Ele e das conseqüências desse pecado. (Dar o exemplo da mulher que perguntou ao pastor se era pecado carregar uma trouxa de roupa na cabeça). Não é um temor destrutivo, mas um temor que controla e que redime e que aproxima o crente de Deus, de suas bênçãos, da pureza moral, da vida e da salvação. Quando, por exemplo, os israelitas no monte Sinai viram Deus manifestar-se através de “trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte” o povo inteiro “estremeceu” (Ex 19.16) e imploraram a Moisés que ele mesmo falasse com eles, ao invés de Deus (Ex 20.18,19; Dt 5.22-27). Além disso, o salmista, na sua reflexão a respeito do Criador, declara explicitamente: “Tema toma a terra ao Senhor; temam-no todos os moradores do mundo. Porque falou, e tudo se fez; mandou, e logo tudo apareceu” (Sl 33.8,9).
3. O verdadeiro temor de Deus leva o crente a crer e confiar exclusivamente nEle para a salvação. Por exemplo: depois que os israelitas atravessaram o mar Vermelho como em terra seca e viram a extrema destruição do exército egípcio, temeu o povo ao Senhor e creu no Senhor” (Ex 14.31. Quando temos uma revelação autêntica da majestade de Deus e dos seus juízos contra o pecado, nós nos apegamos a Ele com fé e crescemos no seu temor. Semelhantemente, o salmista conclama a todos os que temem ao Senhor: “confiai no senhor; ele é o vosso auxilio e vosso escudo” (Sl 115.11). Noutras palavras, o temor ao Senhor produz no povo de Deus esperança e confiança nEle. Não é de se admirar, pois, que tais pessoas se salvem e desfrutem do amor perdoador de Deus, e da sua misericórdia.
4. Finalmente, temer a Deus, significa reconhecer que Ele é um Deus que se ira contra o pecado e que tem poder para castigar a quem transgride suas justas leis, tanto no tempo como na eternidade. Quando Adão e Eva pecaram no jardim do Édem, tiveram medo e procuraram esconder-se da presença de Deus (Gn 3.8-10). Moisés experimentou este aspecto do temor de Deus quando passou quarenta dias e quarenta noites em oração, intercedendo pelos israelitas transgressores. Ele assim declara em Dt 9.19: “temi por causa da ira e do furor com que o Senhor tanto estava irado contra vós, para vos destruir: porém ainda por esta vez o Senhor me ouviu.”

Aldenora Oliveira de Carvalho
e-mail: jorgealdenora@hotmail.com
Fone: (99) 3647-1212
Igreja Evangélica Assembléia de Deus
Igarapé Grande – MA. (13.11.09)

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Melhor do que receber

Melhor do que receber

Queridos vivemos dias difíceis, de escassez para muitos, mas precisamos sentir que a alegria em dar, deve superar a do receber, e termos o entendimento que a contribuição do cristão é uma forma de corresponder com gratidão, ao maior "ato de dar" que a humanidade já conheceu. Encontramos a explicação clara, à luz da Palavra, pois o primeiro doador foi Deus, que a Si próprio se ofereceu na pessoa de Jesus. Jo 3.16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito...

O "ato de dar" é uma natureza do generoso; e estudando um pouco sobre o significado de generosidade, encontramos: nobreza no proceder, caráter, grandeza de alma, liberalidade, magnanimidade. Embora não existam coincidências, lembramos logo do nosso mestre Jesus – ele mesmo diz: "Mas bem-aventurada coisa é dar do que receber". A verdadeira caridade (e generosidade), não é uma questão de imposição, podemos comprovar isso quando contribuímos com altruísmo e liberalidade. Certo autor a isto se referiu na seguinte forma: "Quanto mais quebro meu orgulho e meu ego, mais alegria tenho na vida. Às vezes sinto uma alegria tão absolutamente indescritível quando me dou aos outros, que egoisticamente fico querendo servir mais".

Vemos exemplos maravilhosos na Bíblia e até mesmo nos nossos dias de pessoas que foram sendo trabalhadas pelo Espírito Santo para este ato tão nobre – o dar, o ajudar, o contribuir.

Uma das doações mais lembradas da Bíblia é a oferta da viúva pobre, registrada em Mc 12.42: “Vindo, porém, uma pobre viúva, depositou duas pequenas moedas, que valiam 5 reis.” Observamos pessoas que ao colocarem uma oferta de pequeno valor na salva, exprime sorrindo: A oferta da viúva pobre. Quanta diferença!!! A viúva pobre depositou na salva tudo o que ela possuía e a maioria de nós depositamos sempre o menor valor do que possuímos.

O ministério terreno de Jesus teve o apoio financeiro de algumas mulheres. Lc 8.1-3: “E aconteceu, depois disso, que andava de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do Reino de Deus; e os doze iam com ele, e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com suas fazendas.

No AT temos um exemplo lindo de contribuição para a obra de Deus registrada em Êx 25.1-9, quando Deus manda o povo trazer ofertas para a construção do tabernáculo. Eles contribuíam com tanto prazer que foi necessário pedir que parassem de trazer, pois já tinham material com abundancia para a obra.

Uma das lições que tiro desta história é a comunhão e a parceria do povo com Deus. Os desafios foram bem distribuídos o que viabilizou o fim desejado, e mais do que isso, considerando que na "ótica divina" todos doaram por igual, ou seja, o Senhor não calcula valores, ele mede as motivações, e isto é espiritual.

Eles fizeram o que Paulo fala em Rm 12.8 – contribuíram com liberalidade e segundo o o proposto em seus corações e com alegria, (2 Co 9.7) quando Paulo diz: “Cada um contribua segundo proposto em seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.

Com estes exemplos, quero desafiar a todos os presentes para, a cada mês, contribuirmos com este mesmo valor, ou mais, para este mesmo fim, a construção do templo da Assembleia de Deus de Igarapé Grande, para que ele sirva não somente como um lugar de adoração ao Deus único e verdadeiro, mas também para que dê um novo visual à nossa cidade.

Vamos mudar as nossas expectativas de filhos egoístas de apenas recebermos os dons e/ou bens materiais de Deus, e passemos a acreditar que os favores do Senhor são derramados quando doamos com alegria para a sua obra. Pois o que temos é dele e Ele nos deu o privilégio de sermos mordomos ou gerentes daquilo que está em nossas mãos.

Que o Senhor vós abençoe abundantemente e o que vocês estão doando e que ainda irão doar para esta obra retorne para vós em bênçãos sem medida.

Dedico a todos vós o v 38 de S. Lucas 6: “Daí, e ser-vos-á dado, boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos darão; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.

"Pois o Senhor, Deus das recompensas, certamente lhe retribuirá." (Ez 51.56b.)
Aldenora Oliveira de Carvalho
e-mail: jorgealdenora@hotmail.com
Igreja Ev. Assembleia de Deus
Igarapé Grande-MA.

Palavra proferida no “Chá Beneficente” em prol da construção do templo sede da AD.
em Igarapé Grande - MA. 02.09.2010