segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Melhor do que receber

Melhor do que receber

Queridos vivemos dias difíceis, de escassez para muitos, mas precisamos sentir que a alegria em dar, deve superar a do receber, e termos o entendimento que a contribuição do cristão é uma forma de corresponder com gratidão, ao maior "ato de dar" que a humanidade já conheceu. Encontramos a explicação clara, à luz da Palavra, pois o primeiro doador foi Deus, que a Si próprio se ofereceu na pessoa de Jesus. Jo 3.16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito...

O "ato de dar" é uma natureza do generoso; e estudando um pouco sobre o significado de generosidade, encontramos: nobreza no proceder, caráter, grandeza de alma, liberalidade, magnanimidade. Embora não existam coincidências, lembramos logo do nosso mestre Jesus – ele mesmo diz: "Mas bem-aventurada coisa é dar do que receber". A verdadeira caridade (e generosidade), não é uma questão de imposição, podemos comprovar isso quando contribuímos com altruísmo e liberalidade. Certo autor a isto se referiu na seguinte forma: "Quanto mais quebro meu orgulho e meu ego, mais alegria tenho na vida. Às vezes sinto uma alegria tão absolutamente indescritível quando me dou aos outros, que egoisticamente fico querendo servir mais".

Vemos exemplos maravilhosos na Bíblia e até mesmo nos nossos dias de pessoas que foram sendo trabalhadas pelo Espírito Santo para este ato tão nobre – o dar, o ajudar, o contribuir.

Uma das doações mais lembradas da Bíblia é a oferta da viúva pobre, registrada em Mc 12.42: “Vindo, porém, uma pobre viúva, depositou duas pequenas moedas, que valiam 5 reis.” Observamos pessoas que ao colocarem uma oferta de pequeno valor na salva, exprime sorrindo: A oferta da viúva pobre. Quanta diferença!!! A viúva pobre depositou na salva tudo o que ela possuía e a maioria de nós depositamos sempre o menor valor do que possuímos.

O ministério terreno de Jesus teve o apoio financeiro de algumas mulheres. Lc 8.1-3: “E aconteceu, depois disso, que andava de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do Reino de Deus; e os doze iam com ele, e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com suas fazendas.

No AT temos um exemplo lindo de contribuição para a obra de Deus registrada em Êx 25.1-9, quando Deus manda o povo trazer ofertas para a construção do tabernáculo. Eles contribuíam com tanto prazer que foi necessário pedir que parassem de trazer, pois já tinham material com abundancia para a obra.

Uma das lições que tiro desta história é a comunhão e a parceria do povo com Deus. Os desafios foram bem distribuídos o que viabilizou o fim desejado, e mais do que isso, considerando que na "ótica divina" todos doaram por igual, ou seja, o Senhor não calcula valores, ele mede as motivações, e isto é espiritual.

Eles fizeram o que Paulo fala em Rm 12.8 – contribuíram com liberalidade e segundo o o proposto em seus corações e com alegria, (2 Co 9.7) quando Paulo diz: “Cada um contribua segundo proposto em seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.

Com estes exemplos, quero desafiar a todos os presentes para, a cada mês, contribuirmos com este mesmo valor, ou mais, para este mesmo fim, a construção do templo da Assembleia de Deus de Igarapé Grande, para que ele sirva não somente como um lugar de adoração ao Deus único e verdadeiro, mas também para que dê um novo visual à nossa cidade.

Vamos mudar as nossas expectativas de filhos egoístas de apenas recebermos os dons e/ou bens materiais de Deus, e passemos a acreditar que os favores do Senhor são derramados quando doamos com alegria para a sua obra. Pois o que temos é dele e Ele nos deu o privilégio de sermos mordomos ou gerentes daquilo que está em nossas mãos.

Que o Senhor vós abençoe abundantemente e o que vocês estão doando e que ainda irão doar para esta obra retorne para vós em bênçãos sem medida.

Dedico a todos vós o v 38 de S. Lucas 6: “Daí, e ser-vos-á dado, boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos darão; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.

"Pois o Senhor, Deus das recompensas, certamente lhe retribuirá." (Ez 51.56b.)
Aldenora Oliveira de Carvalho
e-mail: jorgealdenora@hotmail.com
Igreja Ev. Assembleia de Deus
Igarapé Grande-MA.

Palavra proferida no “Chá Beneficente” em prol da construção do templo sede da AD.
em Igarapé Grande - MA. 02.09.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe e comente o que você encontrou aqui.
O meu desejo é que todos que por aqui passarem,
encontrem paz, alegria, felicidade, companheirismo
e um canto bem amigo onde possa se refugiar.